Na semana que vem ocorre em Madri, com organização da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), um encontro para debater economia da cultura nos países da Iberoamérica. A ideia é que o encontro subsidie políticas e ações para os países que compõem essa organização internacional. Participo dos debates, com outros quatro brasileiros: Juca Ferreira (Ministro da Cultura entre 2008 e 2010), que atualmente trabalha na SEGIB e convidou a mim e a Alfredo Manevy (Secretário Executivo do MinC entre 2088 e 2010), Idelber Avelar (Professor Universitário) e Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo).
Será um momento de pensar e definir questões relativas aos modelos de financiamento e sustentabilidade das nossas práticas culturais, em um contexto em que, de um lado, acirra-se a concentração de poder em novas indústrias “criativas”, que operam como dragas de propriedade intelectual, e expandem-se as práticas não comerciais dissidentes, que afirmar a cultura como comum, e não como mercadoria.
O que, afinal, as políticas públicas dos países devem fomentar: a diversidade cultural e os arranjos produtivos emancipatórios ou o desenvolvimento de sub-estruturas da nova economia da informação e do conhecimento?
Abaixo, a programação do encontro. Na volta, posto os resultados, quando eles se tornarem públicos.
Seminario Economia Iberoamericana da Cultura
Madrid 2 e 3 de julho de 2012
Segunda, 2 de Julho
9.30 Abertura: Enrique V. Iglesias, Secretário-Geral Ibero-Americano
10.00
MESA 1
1- Iberoamerica, Cultura e Desenvolvimento:
CULTURA, ESTADO e DESENVOLVIMENTO CULTURAL
POLÍTICAS PÚBLICAS, ACESSO
ECONOMIA e MERCADO CULTURAL
Nestor García Canclini (MEX)
Angel Mestre (ES)
Idelber Avelar (BR)
José Luis Garcia Delgado (ES)
Ramiro Osorio (COL)
Teresa Lizaranzu (ES)
Debate com participantes
Facilitador: Juca Ferreira
Relator: Alfredo Manevy
16.30 – 19.00
MESA2
2- Economia da Cultura:
DINÂMICAS e SINGULARIDADES
CADEIAS PRODUTIVAS
INFRAESTRUTURAS e MARCOS LEGAIS
Pau Rausell (ES)
Ernesto Piedras (MX)
Luis Cesar Herrero Prieto (ES)
German Rey (COL)
Patricia Salvação Barreto (PORT)
Octavio Arbelaez (COL)
Debate com participantes
Facilitador: Leonor Esguerra
Relator: Angel Mestre
Martes 3 de Julio
10.00 – 14.15
MESA 3
3- Novas Tecnologias, Mundo Digital e Internet:
CULTURA DIGITAL e ACESSO CULTURAL,
NOVOS MODOS de PRODUÇÃO, de DISTRIBUIÇÃO e
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
George Yúdice (CR)
Juan Freire (ES)
Pablo Capile (BR)
Octavio Getino (ARG)
Rodrigo Savazoni (BR)
Juan Carrete Parrondo (ESP)
Debate com participantes
Facilitador: Enrique Vargas
Relator: Fernando Vicario
16.30 – 19.00
MESA 4
4- Economia Iberoamericana da Cultura:
ESTRATÉGIAS e AÇÕES
Enrique Iglesias (URG)
Cesar Antonio Molina (ES)
Alfredo Manevy (BR)
Ivan Duque (BID)
Álvaro Marchesi (OEI)
Luciano Cruz Cocke (CL)
Acuerdos
Facilitador: Juca Ferreira
Relator: Fernando Vicario (relator general)
Papers
Geroge Yúdice
Nestor García Canclini
Germán Rey
Prezado(a),
Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.
4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
Calendário da 4ª ONHB
Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012
Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br
Atenciosamente
Alessandra Pedro
Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
Museu Exploratório de Ciências
Caixa Postal 6025
UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970 – Campinas – SP
Brasil
Enfim uma abordagem diferente desses conceitos fluidos e pouco precisos sobre a relação entre economia e cultura. Mas ainda há muito que se caminhar.