Faz alguns dias, publiquei na Revista Fórum um artigo sobre a possibilidade de candidatura do Ministro da Cultura Juca Ferreira à prefeitura de Salvador. O artigo se inicia assim:
“Há menos de um mês, na festa do Bonfim, uma das mais populares do calendário baiano, o atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, questionado por jornalistas, assumiu que poderia vir a ser candidato à prefeitura de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ao fazê-lo, Juca despertou uma série de reações em sua terra, a maioria delas favoráveis à sua entrada na disputa, e também a atenção dos artistas e ativistas da cultura brasileira que atribuem a ele a responsabilidade de devolver o brilho e a força ao ministério, uma vez que foi o artífice de sua expansão nos anos Lula.”
Para ler o artigo completo, clique aqui
Depois que escrevi esse artigo, saíram ontem duas entrevistas em que Juca fala mais abertamente sobre a possibilidade de sua candidatura.
Uma feita pela própria Fórum, de Renato Rovai, que pode ser lida aqui.
A outra pela dupla dinâmica do jornalismo cultural brasileiro Pedro Alexandre Sanches e Jotabê Medeiros, que pode ser lida aqui.
O assunto de sua candidatura segue ganhando força. Nas duas entrevistas, Juca assume sua pré-candidatura e fala sobre o que gostaria de fazer pela cidade. Fundamental leitura.