Pular para o conteúdo
Início » O que a Deep Seek ensina ao Lula Hacker?

O que a Deep Seek ensina ao Lula Hacker?

“Eu lembro da primeira reunião que fizemos na Granja do Torto, que eu não entendia nada da linguagem que esse pessoal discutia, e houve uma tensão imensa entre os que defendiam a adoção do software livre e aqueles que achavam que nós devíamos fazer a mesmice de sempre: comprar e pagar a inteligência dos outros. E graças a Deus prevaleceu em nosso país a decisão pelo software livre. Porque nós tínhamos que escolher, ou nós íamos para a cozinha preparar o prato que nós queríamos comer, com os temperos que queríamos colocar, e dar um gosto brasileiro na comida, ou íamos comer aquilo que a Microsoft queria vender para a gente. Prevaleceu, simplesmente, a ideia da liberdade.” (Luiz Inácio Lula da Silva, 2010, Fórum Internacional de Software Livre)

Duas semanas atrás escrevi um artigo propondo ao presidente Lula convocar os hackers brasileiros, ao menos aqueles comprometidos com a democracia, para desenvolvermos alternativas tecnológicas capazes de garantir a nossa soberania digital. Parece que o chamado ecoou no Palácio do Planalto, mas nenhum hacker foi visto por lá. As movimentações dos ministros e secretários estão mais centradas em respostas jurídicas e midiáticas, uma vez que demandam uma intervenção aparentemente mais urgente. Não resta dúvidas que é preciso agir nessas duas dimensões. Mas também não resta dúvidas que apenas isso não basta. Porque a principal disputa do século 21 diz respeito aos meios que condicionam as mensagens, as tais plataformas, muitas delas megacorporações globais. Uma prova eloquente disso que digo nos foi dada pela Deep Seek.

A essa altura, você já deve ter lido algo a respeito da nova ferramenta de inteligência artificial que abalou o Vale do Silício e, consequentemente, o resto do mundo. Passei a segunda-feira mergulhado em textos da mídia americana, especialmente os da Wired, entusiasmado com a novidade. Na mídia brasileira, vi vários artigos sobre o efeito que a Deep Seek teve nas bolsas de valores, derrubando ações de grandes empresas. Isso ocorreu por conta dos custos envolvidos na criação da ferramenta chinesa, muito inferiores aos que têm sido aplicados em soluções semelhantes produzidas nos Estados Unidos. Mas o mais interessante disso, para mim, para nós, é o fato de a Deep Seek ter conseguido esses resultados justamente por ser concebida baseada em valores da ética hacker.

Continue a leitura no site da Mídia Ninja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *