A onda rosa-choque está na rua. Organizei esse livro em fevereiro deste ano, com artigos acadêmicos, jornalísticos e entrevistas que produzi nos últimos três anos. Vieram as Jornadas de Junho e ventos oriundos de novos rumos (ou não?).
Sem dúvida, veio ainda mais forte a necessidade de nos debruçarmos sobre as transformações culturais, políticas e sociais pelas quais o Brasil está passando. Sou militante e ativista do compartilhamento do conhecimento. Por isso, não poderia lançar um livro sem que ele estivesse, antes mesmo de chegar às livrarias, disponível para download na rede. A versão impressa também está pronta, mas deixaremos para circulá-la no início do ano que vem, aproveitando a ocasião para promover alguns debates e encontros essenciais.
Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo, no prefácio:
“Os textos escritos pelo produtor cultural, pesquisador e ativista Rodrigo Savazoni fazem parte da antessala dessa emergência das redes e da tomada das ruas que tanta falta fazia ao país. A onda rosa-choque contra o poder careta, verticalizado, excessivamente burocratizado, tecnocrático, insensível e opaco parece estar ocorrendo agora, com novas cores além do azul e vermelho, bem mais misturadas, remixadas com as diversas tonalidade ideológicas que assumiram as ruas. Savazoni já perguntava em suas reflexões sobre o que estaria em debate: “Centralização contra descentralização? Formas de ação espontâneas ou organizadas? Ações emergentes, construídas de baixo para cima, ou ações de impacto, construídas clandestinamente e compartilhadas de cima abaixo?”. De certo modo, tudo está em disputa. O processo é tão importante quanto suas finalidades. Se os ativistas pela radicalização da democracia não se dispersarem nas redes distribuídas e não se envolverem na intensa conversação das plataformas de relacionamento, poderemos ver a onda rosa se quebrar diante de ondas conservadoras.”
Ricardo Musse, sociólogo, na quarta capa:
“A Onda Rosa-Choque debruça-se, reflexivamente, de forma pioneira, sobre algumas ações e coletivos que estiveram na origem das Manifestações de Junho de 2013. O exame dos prenúncios desse movimento ilumina aspectos pouco visíveis da atual dinâmica social brasileira. O vínculo entre cultura e política, segundo o qual uma não prescinde e não se compreende sem a outra, tem como base as redes digitais, espaço por excelência de práticas dissidentes.”
Para baixar no ISSUU:http://issuu.com/pensamentobrasileiro_revista/docs/savazoni_a_onda_rosa-choque_web#
Para baixar no Internet Archive:
https://archive.org/details/AOndaRosa-choqueByRodrigoSavazoni
ISSUU:http://issuu.com/pensamentobrasileiro_revista/docs/savazoni_a_onda_rosa-choque_web#
Para baixar no Internet Archive:
https://archive.org/details/AOndaRosa-choqueByRodrigoSavazoni