Pular para o conteúdo
Início » Campanha Sérgio Amadeu para o CGI-Br

Campanha Sérgio Amadeu para o CGI-Br

Nós, em abaixo assinado, defendemos a candidatura do sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira para o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI-Br). Essa eleição ocorre agora, no início de 2011, e a escolha dos representantes da sociedade civil será realizada por meio de voto direto das organizações que se credenciaram junto ao órgão gestor da internet brasileira.

O intuito desta carta, portanto, é chamar atenção da sociedade e, principalmente, das entidades aprovadas para votar, da necessidade de contarmos com a presença de Serginho, como todos o conhecemos, no CGI-Br dos próximos anos.

Sérgio Amadeu é hoje, sem dúvida, a maior liderança do movimento de luta pela liberdade do conhecimento em nosso país. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), tem uma extensa contribuição política e intelectual.

Há dez anos, assumiu o desafio de implementar uma política de inclusão digital na cidade de São Paulo, baseada no uso de software livre, que se tornou o maior programa do gênero no país e um modelo bem sucedido de gestão pública.

No início do Governo Lula, Sérgio Amadeu assumiu a presidência do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, onde desenvolveu um excelente trabalho, liderando o nascente movimento de implementação do software livre dentro do Governo Federal.

Essa liderança foi reconhecida e afirmada pelo presidente Lula em discurso durante o Festival Internacional de Software Livre (FISL).

E eu quero cumprimentar uma pessoa especial que está aqui, que é o Sérgio Amadeu, porque agora que o prato está feito (…) é muito fácil a gente comer. Mas fazer esse prato não foi brincadeira. (…) Nós tínhamos que escolher: ou nós íamos para a cozinha preparar o prato que nós queríamos comer, com os temperos que nós queríamos colocar e dar um gosto brasileiro na comida, ou nós iríamos comer aquilo que a Microsoft queria vender para a gente. Prevaleceu, simplesmente, a ideia da liberdade.

Intelectual com ampla produção, Sérgio Amadeu organizou obras fundamentais sobre software livre e cibercultura, como Comunicação Digital e a Construção dos Commons: Redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação, Além das Redes de Colaboração (em parceria com Nelson Pretto) e Cidadania e Redes Digitais, entre outras.

Também ofereceu conferências nos principais eventos sobre o tema realizados no país.

De 2005, quando deixou o Governo Lula, até agora, Sergio Amadeu seguiu liderando as lutas pela internet livre em nosso país, como o movimento contra o Projeto de Lei de Cibercrimes, também conhecido como Lei Azeredo ou AI-5 Digital. E esse é um dos principais fatores pelos quais a candidatura de Sérgio Amadeu ao CGI-Br se faz necessária.

Nos próximos anos, a batalha da liberdade só se acentuará. Vários países já aprovaram legislações restritivas, que tentam impedir a internet de funcionar em sua plenitude. No Brasil, o lobby conservador tem obtido avanços em vários setores e a conjuntura aponta para a necessidade de estarmos atentos e ativos, mas não só. Aponta para a necessidade de ocuparmos com lideranças fortes os espaços institucionais que podem influir nos rumos da nação.

O CGI-Br é um desses espaços fundamentais. Esse órgão, responsável pela governança da internet do Brasil, é um dos mais avançados do mundo, tendo em sua composição representantes do governo, do mercado e da sociedade civil, que são escolhidos por meio de um processo público em que as próprias entidades representativas do setor escolhem quem deve compor o Comitê.

Neste processo eleitoral, organizações da sociedade civil construíram uma plataforma em defesa de uma internet livre, inclusiva e democrática. O documento aponta uma série de desafios para a próxima gestão do CGi.br.

O mais importante é que o formato do CGI-Br precisa ser mantido e aprofundado, inclusive por meio de mecanismos virtuais de diálogo, para aprofundar a democracia.

Sem dúvida, Sérgio Amadeu é a melhor pessoa que temos para enfrentar esses desafios.

Gilberto Gil, Músico
Alfredo Manevy, Cineasta
André Lemos, UFBA
Beá Tibiriça, Coletivo Digital
Bianca Santana, Comunidade REA (Recursos Educacionais Abertos) – Casa da Cultura Digital
Cláudio Prado, Presidente do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital – Casa da Cultura Digital
Cicero Silva, UFJF – Grupo de Software Studies
Daniela Silva, Esfera – Transparência Hacker – Casa da Cultura Digital
Everton Rodrigues, Movimento Música para Baixar e Projeto Software Livre Brasil
Felipe Fonseca, Metareciclagem
Fernando Anitelli, O Teatro Mágico
Giselle Beiguelman, PUC – Instituto Sérgio Motta
Gustavo Anitelli, Teatro Mágico – Movimento Música para Baixar (MPB)
Ivana Bentes, UFRJ – Pontão da ECO
Jomar Silva, Especialista em Dados Abertos e Software Livre
Leo Germani, Hacklab
Leonardo Sakamoto, Jornalista e Cientista Político
Marcelo Branco, Associação Software Livre
Mario Brandão, ABCID
Nelson Pretto, Educação-UFBA
Pablo Capilé, Circuito Fora do Eixo e Abrafin
Pablo Ortellado, GPOPAI-USP
Pedro Markun, Esfera – Transparência Hacker – Casa da Cultura Digital
Priscila Gonsales – EducaRede e Educar na Cultura Digital
Rafael Evangelista, Unicamp
Renata Motta, Instituto Sérgio Motta
Renato Rovai, Revista Fórum
Rodrigo Savazoni, Casa da Cultura Digital – Rede CulturaDigital.br
Ronaldo Lemos, CTS-FGV – Creative Commons

Se você acredita nessa campanha, deixe um comentário, com seu nome e uma frase de apoio. Nós vamos compilar todas essa declarações em um novo post em defesa da candidatura de Sérgio Amadeu. Contamos com tod@s. Obrigado.

Atualização (segunda-feira, às 22h39): Minha ideia era ir compilando junto à lista acima o nome das pessoas que fossem aderindo à nossa campanha, mas a velocidade de adesão está grande, então para saber quem são os signatários deste manifesto, leiam também os comentários 😉

161 comentários em “Campanha Sérgio Amadeu para o CGI-Br”

  1. poucos são os que tem lutado tanto por uma internet livre, inclusiva e democrática, Sergio Amadeu não apenas Merece estar no CGI, mas o também o CGI, precisa de gente da estatura do Sergio Amadeu!

  2. Mário,

    Obrigado pelo comentário. O seu nome já foi incluído na lista acima de apoiadores. O próximo passo é ajudar a convencer as entidades do Terceiro Setor cadastradas a votarem em Sérgio, bem como nos demais candidatos comprometidos com a plataforma pela internet livre, inclusiva e democrática.

    Obrigado

  3. Com Sérgio Amadeu no CGI-Br, teremos um comitê mais atuante em prol da liberdade e democratização, não só do acesso, mas também dos meios de expressão na rede.

  4. O Prof. Sergio Amadeu é uma das pessoas mais capacitadas e bem informadas para ser representante do CGI-Br. Tem meu total apoio!

  5. Apoio a candidatura do Professor, Ativista e amigo Sergio Amadeu no CGI-Br, ele entende o que Cultura Digital e sua Antropologia, um comitê mais atuante em prol da liberdade e democratização e inclusão real da sociedade civil, sem fachada, cenografia de apoio a melhoria da internet no Brasil ou blocos de interesses pessoais, E por isso eu apoio Sergio Amadeu você! E tem o nosso APOIO Web Brasil Indígena e Rede de cultura Digital Indígena. “Campanha Sérgio Amadeu para o CGI-Br”

  6. Contem com o meu apoio. O Sergio Amadeu com certeza será um dos mais qualificados representantes da sociedade civil no CGI. Um abraço.

  7. Anderson Alencar (Instituto Paulo Freire)

    Parabéns pela candidatura! Está apoiadíssimo! Sem dúvida é o melhor candidato para continuidade de nossas lutas por uma internet, conhecimento e software livres. O que precisar, estamos aí!!!

  8. Apoiadíssimo. Sérgio Amadeu é um legitimo defensor e representante daquilo que entendemos por liberdade ligada a tecnologia.

  9. São muitos anos de participação ativa de @samadeu por uma internet sem restrições impostas pela lei – ações ultrapassadas feitas por retrógrados ‘políticos do século 20’! Acredito que sua presença é fundamental na só pela postura política como na equalização das ideias dentro do CGI. Sorte pra ele {e pra nós também!}.

  10. Irineu Franco Perpetuo

    Todo apoio a Sergio Amadeu para transformar o CGI-Br em um órgão ativo, orgânico e dinamizador de políticas que apoiem e disseminem o software livre e a liberdade do conhecimento.

  11. clóvis montenegro de Lima

    apoio sergio amadeu para o comitê gestor da internet, porque precisamos de um defensor intransigente da liberdade na rede dentro lá dentro.
    pensamos parecido numa coisa: a rede só funciona se todos puderem se expressar nela e através dela.

  12. Paulo Ricardo Bairros

    Para que tenhamos a Internet livre e democrática, necessitamos garantir, nesta peleia, nossos melhores quadros. Ségio Amadeu possui as qualidades necessárias para contar com meu apoio nesta revolução digital.

  13. Acredito também que poucos consigam unir uma boa formação intelectual com a capacidade política de assumir um cargo desse nível, como o Sérgio Amadeu. Por isso, apoio inteiramente a candidatura dele ao CGI.

    “Vamo que vamo”, Sérgio!

  14. Oi, Sérginho!!!!!!!!! Que bom te ver por aí! Conheço-o como poucos!!! Poucos sabem, por exemplo, que ELE foi uma figura IMPORTANTÍSSIMA no movimento DIRETAS-JÁ!!! O BRASIL NECESSITA DE FIGURAS COMO ESSE QUERIDO, SIMPLES E ILUMINADO …… SERGINHO!!!!

  15. Fui aluno de Sérgio Amadeu na Cásper Líbero e acompanho seu trabalho em favor da internet e softwares livres. Tá aqui meu apoio!

  16. Creio que com Sérgio Amadeu no CGI-BR, a luta por liberdade na web, pelo avanço do software livre e por uma internet democrática, avançará a passos largos. Eu apóio.

  17. Sergio Amadeu é a pessoa certa. Pode colocar meu nome na lista, Rodrigo. Quem o conhece não tem a menor dúvida disso. Se for necessário arrecadar muitas assinaturas, seria bom também colocar um videozinho que resuma suas ideias para quem nao o conhece. Quem ouvir o Sergio defendo a liberdade na rede é conquistado na hora. Ele é muito contundente. Boa sorte ao Sergio!!! abs, Magaly

  18. Apoio completamente a candidatura de Sérgio Amadeu pois há urgência de alguém que realmente entenda os processos comunicacionais da rede no Brasil e possa defender, de verdade, a liberdade e anonimato tão importante para que o espirito criativo da internet não mingue ou morra.

  19. Guilherme Nascimento

    @samadeu é referencia na luta pela liberdade não só na Internet, mas também da informação e do conhecimento. Representação de qualidade! Apoio o Sérgio Amadeu por uma internet livre, inclusiva e democrática!
    Guilherme Nascimento – Sociólogo, pesquisador e professor, membro do Diretório Municipal do PT da cidade de São Paulo.

  20. è mais que importante manter livre, quando forças mundiais obscuras se esforçam para fazer o contrári, o espaço digital, tanto quanto seus recursos. Pela net livre e pelo software livre, apoio o Sergio.

  21. Deparei-me com a campanha pelo Twitter e registro meu respaldo e apoio.
    Especialmente porque se trata de um ativista da melhor índole e comprometida com a luta pela liberdade do desenvolvimento tecnológico nacional.
    Sucesso mais uma vez Sergio Amadeu.
    marcos

  22. Sergio Amadeu tem todo o meu apoio para o Comitê Gestor da Internet. Sergio já deu amplas demonstrações de que tem uma compreensão genuinamente democrática da vida na rede. Profundo conhecedor do software livre, das discussões acerca do marco civil da internet, lutador incansável contra as tentativas de censura à rede, Sergio é a pessoa perfeita para representar as aspirações dos internautas brasileiros.

  23. Meu apoio é amplo, geral e irrestrito, o Sergio Amadeu é sem dúvida alguma uma personalidade que deve rerpresentar os interesses daqueles que defendem a Internet Livre no CGI, principalmente por sua luta e seu conhecimento profundo da Cultura DIgital.

    João Carlos Caribé – Movimento Mega Não

  24. Renato Morais Fernandes

    Conheço o Sergio Amadeu, e sem dúvida, é uma das pessoas mais qualificadas neste país, para fazer parte de tal organização.

  25. Pela promoção e preservação do equilíbrio saudável nas relações entre indivíduos e instituições no ambiente digital, pela proteção ao domínio público, e pelo apoio aos padrões abertos e ao software livre, estamos com Sergio Amadeu para o Comitê Gestor da Internet – CGI.br.

  26. Jaime Balbino – Professor, Consultor em EAD e Entusiasta do Software Livre

    Com certeza Sergio Amadeu, pela sua trajetória e liberdade de pensamento, é uma ótima opção para o CGI-BR avançar e melhorar, antenando-se par ao futuro e desburocratizando-se.

  27. Paulo Augusto C. de Souza

    Também apóio o nome de Sérgio p/ o CGIBr. É a certeza de trabalho sério e competente!
    Paulo A C de Souza – Sociólogo.

  28. Sérgio Amadeu é um dos ativistas mais sérios pela liberdade da rede no Brasil. Gostaria de tê-lo como representante da Sociedade no Comitê Gestor da Internet.

  29. É essencial que a liberdade de informação seja prioritária em todos os tratados sobre tecnologia e não há melhor representante dessa liberdade para o CGI-Br do que o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira.

    []’s
    Cacilhας, La Batalema

  30. Taí um dos caras que me apresentou à cultura livre, abrindo um universo digitalmente coerente e necessário não apenas ao software, mas à comunicação em geral, especialmente ao jornalismo.
    Legal te ver na batalha outra vez, Amadeu! Conta comigo pra o que for necessário!
    Abraços 🙂

  31. Super apoio a campanha do Sérgio Amadeu para o (CGI-Br). Aprendi muito com ele sobre cultura livre e sei que ele é a pessoa ideal para nos representar nesta batalha. Abraços.

  32. I support the candidacy of Sérgio Amadeu for the CGI-Br. He has an ideal background and perspective for this role.

  33. Para continuar a luta pela liberdade da internet e também, pela democratização ao acesso as tecnologias , Sérgio Amadeu na cabeça e no CGI !!! Além de ser um grande pensador, ter conhecimento técnico é também comprometido com as causas sociais.

  34. Sergio Amadeu no CGI-Br – Marcelo Bráz , Metareciclagem e Incubadora Pública de Econ. Popular e Solidária/Osasco-SP

  35. Apoio totalmente a candidatura do Sergio Amadeu para o CGI-BR. Ele é muito competente e sério na luta pela democratização da comunicação.

  36. A presença do Sérgio é fundamental no CGI, por reunir conhecimentos preciosos em diversas áreas, transitar entre questões técnicas, políticas, sociais, acumular experiências importantes em sua trajetória e saber dialogar com diferentes interlocutores.

  37. Necessário ter mais transparência e representatividade de interesses coletivos no CGI, pelos recursos do NIC, em prol da Internet aberta e neutra. Apoio @samadeu.

  38. Com o Sergio no CGI-br nós, internautas e produtores de conteúdo teremos certeza de uma defesa equilibrada da democracia e da liberdade na internet brasileira. Pode colocar meu nome na lista, Rodrigo!
    E conte comigo para a campanha.
    bj

  39. Apoio a candidatura de Sergio Amadeu para o CGI-BR pois tenho certeza que se engajará a fundo e fará um trabalho sério e transparente em prol da liberdade de expressão e neutralidade da Net.

  40. Tenho certeza que o Sérgio fará um ótimo trabalho no CGI. Fico contente em saber que ele pode vir a compor a equipe desse comitê e torço MESMO para que essa possibilidade se concretize. Precisamos de pessoas como o Sérgio em espaços estratégicos como esse. Contem comigo na campanha.

  41. Acompanho o ativismo do @samadeu pela internet democrática, o software livre, a liberdade de compartilhament de informação há muitos anos. Ele não tem medo de fazer o bom combate, de expor suas posições com transparência, de comprar brigas. Todo apoio!

  42. acompanhei o sérgio amadeu no twitter e continuo acompanhando suas participações no twitter, em programas televisivos e debates na net. gostei muito da sua experiência, ideias e projetos claros sobre o que é preciso ser feito na área do acesso ao conhecimento. sei q tem muita gente boa trabalhando com ele pela liberdade para conhecer e fazer. apoio 100% a sua indicação. um abraço e vitória!

  43. na defesa da internet livre, e pra construir um mundo de homens e mulheres livres e iguais, também apoiamos o Sérgio Amadeu para o CGI-BR
    Tica Moreno – SOF

  44. Ni!

    +1

    A Internet não se construiu em um dia e não se mantém sem atenção e trabalho árduo. Serginho é dos mais capazes de articular experiência e teoria para que sua gestão vise genuinamente o interesse público.

    Alexandre Hannud Abdo – voluntário da Wikimedia Brasil

  45. O CGI-Br pode ser mais atuante em prol da liberdade e democratização, do acesso e dos meios de expressão na internet. È muito bom poder apoiar @samadeu
    Fátima Conti, professora do ICB – UFPA, @faconti

  46. Considero fundamental a presença de alguém como o Sérgio Amadeu, professor, sociólogo, um dos principais responsáveis pelo sucesso da edição brasileira da Campus Party e ativista da liberdade na rede, integrando o Comitê Gestor da Internet do Brasil.

  47. Apoio totalmente a candidatura do prof. Sérgio Amadeu para o CGI – Br, que com certeza fortalecerá a luta pela democratização e a liberdade da internet no país.

  48. Apoio totalmente a candidatura do companheiro, corinthiano, Prof. Dr. Sérgio Amadeu para o CGI – Br.
    Sou admirador deste homem fantástico. Liberdade e democratização da internet é certamente com Sérgio Amadeu

  49. Maria lucia Silveira

    O movimento de mulheres aprende muito com as recomendações do Sergio Amadeu sobre o uso da Internete das redes sociais.
    Apoiamos Sergio Amadeu para o Comitê Gestor da Internet
    Maria Lucia da Silveira
    doutora em sociologiaativista da Marcha Mundial de Mulheres no Brasil

  50. Os internos de hebiatria do Centro Saúde-Escola de Capuava – Santo André apoiam a candidatura de Sergio Amadeu da Silveira.

  51. Go Luke Skywalker, Go!

    A Aliança está sob ataque da ESTRELA DA MORTE (EUA) e seu imperador e Darth Vaders de ocasião (vice presidente do USA, Azeredo, Maltas, presidentes da MPAA e outros).

  52. Todo o meu apoio à candidatura do Sergio Amadeu, pois ele representa o conjunto das aspirações pela internet livre, pela comunicação interconectada como direito de todos e pelo compartilhamento dos conteúdos digitais. Além de todas essas credenciais, ele é colaborador e conselheiro da revista ARede, que dirijo.

  53. Uma sociedade só é livre quando ela e todas as suas partes podem saber de si e do mundo. Não existe liberdade sem infomação acessível. Sergio Amadeu na cabeça.

  54. Mariana Rodrigues Pimentel

    Sou Professora no Instituto de Artes da UERJ e na Produção Cultural UFF-PURO. Apoio a candidatura de Sergio Amadeu pois sou a favor da democratização da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *